Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

Fazer férias e gerir redes sociais, saibam como!

Tal como nós, muitos de vocês que nos lêem têm um trabalho que dura todo o ano, mas chega a uma altura em que é preciso fazer férias e gerir redes sociais dos vossos projectos. E o que é suposto fazer quando estamos em férias? É sobre este tema que vos queremos falar hoje, com dicas para gerirem as vossas redes enquanto estão de papo para o ar, em cima de um qualquer flamingo, numa piscina azul.

É muito importante sabermos desligar das redes sociais, mesmo quando elas são importantes para o nosso trabalho. Mais importante ainda é fazê-lo em férias, porque esse tempo deve ser aproveitado para todas as outras coisas que não fazemos durante o ano. E se pensarem bem, podem ver tudo o que está a ser publicado quando voltarem. Em 98 tirávamos férias, sem assistirmos quase em directo às férias dos outros, e elas eram boas na mesma, certo?

 


 

1.PLANEIA
Se querem desligar e ficar longe de tudo, fazer férias e gerir redes sociais, têm mesmo de planear as publicações. Decidir quantos posts vão acontecer por semanas, escrever os textos e preparar as fotografias.

Pode parecer muita coisa mas se calhar não será assim tanto trabalho. Pensem que até é um bocadinho chato dizerem coisas aos vossos seguidores todos os dias, eles merecem descanso também, não é? Se fizerem 3 posts por semana, em duas semanas serão só 6 publicações. Agendar 6 posts não é assim tão complicado.

2. CONSULTA O ARQUIVO
Hoje os vossos seguidores são muitos mais do que eram há 2 ou 3 anos atrás. Então, porque não ir ao arquivo buscar 2 ou 3 posts antigos, mas daqueles que vocês ainda adoram e fazem todo o sentido, para partilhar novamente nas vossas redes? Usem o vosso conteúdo, podem sempre actualizá-lo, dizer mais qualquer coisa, as vossas memórias não são descartáveis, nem para vocês nem para quem vos segue.

3. AGENDA
Depois de terem tudo preparado, textos e imagens, chegou a hora de agendar! Para isto, vamos focar-nos agora nas duas redes que mais usamos por cá, o Facebook e o Instagram. No facebook já todos devem imaginar como se agenda um post.

Agendar no Facebook:
Cola o texto e faz upload da imagem, como se de um post normal se tratasse. Depois, em vez Publicar escolhe o Agendar, define a hora e a data e já está! Podes repetir o processo quantas vezes quiseres.

Agendar no Instagram:
Para o Instagram ainda não há formulas mágicas, e o que significa isto?
Podemos agendar um post, com imagem e legenda, mas ele não vai publicar automaticamente. Isto acontece porque o princípio da rede é que as fotografias sejam publicadas quando o momento acontece. Nós usamos o Later, uma aplicação que pode ser usada no telemóvel ou no computador, com um aspecto muito simpático, e que vos deixa agendar todas as publicações. Mas, se agenda e não publica, significa que na altura da publicação a App vai mandar-vos uma notificação, e vocês terão de dar um ok para que a fotografia seja publicada. Ainda assim, um ou dois cliques darão muito menos trabalho em férias 🙂

4. APAGA AS APPS
Se já está tudo organizado, e se são daqueles que olham para o telemóvel sempre que se aborrecem, esta é mesmo obrigatória. Apaguem as Apps, se estiverem aborrecidos distraiam-se com outra coisa qualquer ou deixem-se mesmo aborrecer, faz parte do processo para chegarem a casa entediados e cheios de vontade de fazer coisas. Às vezes até é nesses momentos que temos ideias novas e somos mais livres. Façam tudo, façam coisas, mas não aquelas que já têm de fazer todo o ano.

Para as pessoas que têm de manter as publicações no Instagram, e que como viram podem agendar com o Later mas não podem publicar, tomem decisões. Ou assumem que vão parar para férias, ou peçam a um amigo próximo para instalar o Later, fazer o Log in na vossa conta, e ir fazendo os clicks quando a App pedir, para que as publicações saiam.

A este amigo, que é tão bom e está sempre lá para vocês, peçam para dar uma vista de olhos às vossas páginas, pelo menos uma vez por dia. Se houver algum comentário que tenha de ser rapidamente respondido, ou outro problema qualquer, dêem autorização para que esse amigo vos ligue e vos chateie só um bocadinho. Saber que há alguém atento vai deixar-vos mais descansados e assim será mesmo possível fazer férias e gerir redes sociais.

E depois de tudo isto, boas férias! 🙂

Leave a comment