Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

O Design Português numa coleção de livros

Apesar de não serem uma novidade, foi agora que eles vieram parar cá a casa e por isso será agora que vou falar sobre eles. Estes livros, sobre o Design Português, fazem parte de uma coleção de 13, e são completamente dedicados ao que se fez por cá. Se noutra altura eu seria capaz de trazer todos só para ter a coleção completa, agora prefiro fazer uma escolha e trazer para casa aqueles que vou ter mesmo vontade de devorar.

Resolvi trazer o número três, completamente dedicado ao Sebastião Rodrigues, porque sou fã do trabalho que fazia e aqui dentro encontramos capas de livros ou cartazes lindíssimos, feitos cá entre os anos 50 e 70. Os trabalhos mantêm-se bonitos e actuais, por muitos anos que passem.

Trouxe também o número dois, do Daciano da costa, por ser sobre design de produto, coisa que estava nos meus planos seguir mas acabou por não acontecer. Sei pouco sobre o trabalho que fez, e por isso comprei o livro para ler mesmo e saber um bocadinho mais sobre o que foi bem feito, cá em Portugal, já na década de 60.

Por fim, escolhi o livro do Jorge silva, porque acompanho o trabalho desde os tempos da universidade e sou fã do que fazem no atelier. Tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente, fazer uma visita ao atelier e à casa onde vivia, onde nos mostrou imensos trabalhos e recebeu-nos de uma forma que eu nunca imaginaria ser possível. Uma amiga minha fez um trabalho sobre ele, daí a nossa visita, e depois daquela tarde cheia ainda vim para casa com um DVD que me deu, cheio de imagens de trabalhos do Victor Palla, o Designer que iria ser trabalhado por mim, coleccionadas pelo Jorge Silva e que me ajudaram no meu trabalho, que era um bocadinho mais difícil pelo senhor já não estar entre nós.
É mais simples acompanhar o trabalho dele, por vermos coisas por aí, mas no livro podemos ver coisas muito antigas e perceber como acontece o processo de trabalho.

Estes livros são óptimos para todos os que se interessam pela área, mesmo se trabalham noutra completamente diferente. Tenho dois antigos professores na lista e por isso vou juntar mais alguns à estante cá de casa. São uma verdadeira inspiração e mostram-nos que, apesar de parecer que tudo acontece lá fora, já temos bons profissionais na área do Design há muito, muito tempo 🙂

Bom fim-de-semana para todos!

Leave a comment