Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]
SEO e o poder das imagens

SEO e o poder das imagens

SEO e o poder das imagens Se desse lado têm um blog, ou um pequeno negócio para gerir, já ouviram falar em SEO e mesmo que ainda não saibam bem o que significa, sabem que é importante que o vosso site funcione bem neste aspecto. O SEO tem a sua base nas palavras, no que escrevemos e na forma como organizamos tudo isto no nosso blog, está ao alcance de todos e por isso todos nós podemos fazer um bom trabalho. O que passa ao lado de muitos é a importância das imagens para SEO e é sobre elas que vamos falar neste post.

Já ouviram dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Isto é de facto verdade mas para a Google, e para os restantes motores de pesquisa, uma imagem não vale mesmo nada. Como o conjunto de pixels é indecifrável, e como essa informação vai valer zero para que o nosso site seja identificado e considerado uma fonte de interesse, temos de trabalhar estas imagens como podemos.

Vamos então explicar-vos, qual é o trabalho de casa que devem fazer para que as vossas imagens vos ajudem na busca por novos leitores. 

1. Usem imagens

Qualquer post fica mais interessante se tiver boas imagens que o completem. Aproveitem as imagens para mostrar o que vos rodeia, o que ilustra as vossas palavras, e dessa forma conseguirão chegar até aos vossos leitores. Ao vermos o que está do outro lado sentimo-nos mais próximos e criamos uma ligação mais forte com quem nos escreve.

 

 2. Alterem o nome das imagens

Esta regra parece básica mas quantos de vocês se dão ao trabalho de mudar o nome do ficheiro da imagem? Nós também temos momentos de preguiça por isso sabemos como é. A câmara até já dá um nome, coisa simpática, vamos lá publicar e andar para a frente. Errado. Troquem sempre o nome das fotografias, até porque um DSC_0866 não vos serve para nada. Aproveitem para colocar nesse nome de ficheiro o nome do vosso blog e a keyword associada ao post.

Ex: neste post, é importante colocarmos We Blog You, no nome da imagem e SEO. Um bom nome para a imagem ali de cima seria seo-imagens-we-blog-you.jpeg
Como queremos que cá venham parar pessoas que pesquisem por SEO, colocámos esse antes de We Blog You. A ordem aqui também tem importância por isso definam prioridades.
3. Optimizem as imagens
Depois de terem a imagem para o vosso post, têm de a optimizar. Se por um lado já o fizeram em termos de nome, falta a segunda parte que é tratar o tamanho da mesma. Uma imagem pesada vai carregar a vossa página, o servidor, e a longo prazo só torna tudo mais lento ou dispendioso. Imaginem que a dada altura querem transferir o vosso blog para outro serviço, quanto mais pesado for o total do conteúdo mais difícil será esta operação. Por tudo isto devemos reduzir ao máximo a qualidade das fotos, não comprometendo contudo a qualidade das mesmas.

Save for Web, Jpeg
Se trabalharem num programa de edição de imagem podem salvá-la de formas diferentes. Aquela que faz o melhor trabalho de redução, mantendo a qualidade é mesmo esta. Façam um Save for Web, e salvem em Jpeg. Conseguem até ver na hora qual é o tamanho original da foto e qual vai ser o tamanho final.

ImageOptim
Se não usam um programa de edição de imagem ou até já têm as fotos editadas e querem comprimi-las de uma forma mais rápida, porque se esqueceram no primeiro momento, podem usar software que faça este trabalho de forma rápida e simples. O ImageOptim é gratuito e muito simples de usar. Basta pegarem nas imagens, arrastarem para a janela e ele começa automaticamente a comprimir.
Têm apenas de perceber que este processo reduz o tamanho das imagens e por isso se quiserem ter uma versão delas mais pesada (para impressão talvez) têm de ter uma cópia das mesmas.

 

Estas dicas são muito simples, mas nós sabemos que nem todos as cumprem e por isso achámos pertinente fazer um post sobre isto. Existem mais, e o SEO é um assunto que dá pano para mangas, por isso se é um assunto que vos interessa digam-nos coisas e falaremos mais dele.
Para os mais distraídos, já publicámos outro post sobre este assunto que pode ser lido aqui 🙂

Comments

  • Alda J. Vasconcelos

    Reply

    Gosto sempre ler de os vossos “tutoriais”. São informativos, directos e organizados 🙂
    Para mim, todo o post que aumente o conhecimento técnico é bem vindo.

    Beijinho *

    Maio 3, 2017
    • Fred Gomes

      Reply

      Obrigado Alda! um beijinho grande *

      Maio 24, 2017

Leave a comment