Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

Panquecas com pesto, queijo feta e agrião

Sabem quando acordam tarde e aquilo que mais vos apetece é uma música simpática, fruta, um chá gelado e uma pilha de panquecas? Não? Sou só eu? :p

No último fim-de-semana foi isso mesmo que aconteceu. Acordámos com vontade de comer panquecas mas não queríamos que fossem doces e, como já era tarde, que ocupassem o lugar do pequeno almoço e almoço (um brunch, portanto).

Saltei para cozinha, tirei legumes frescos do frigorifico e cheguei à conclusão que queria fazer panquecas com tomate, pesto, queijo feta e agrião. Há qualquer coisa na combinação de pesto e queijo feta que me deixa demasiado excitado! Como o fim-de-semana está aí mesmo à porta, vou deixar-vos aqui a receita das panquecas que foram um sucesso. Sendo honesto, só de olhar para as fotos já estou com vontade de saltar para a cozinha.

Coisas que vão precisar:
– 200 gr de farinha (com fermento)
– 250 ml de leite (eu usei vegetal, de aveia)
– 50 gr de manteiga (mais um outro tanto para as fritar)
– 15 gr de açúcar
– 1 pitada de sal
– 2 ovos médios
– Dois tomates médios
– Agrião fresco q.b.
– Pesto q.b.
– Queijo Feta q.b.

Como fazer:
Juntem a farinha, o leito, a manteiga, o açúcar, o sal e os dois ovos numa taça ou num processador de comida. Batam bem até terem uma mistura homogénea.* Coloquem uma frigideira um pouco de manteiga em lume médio (o truque para panquecas douradas em bem cozinhadas é não ter a temperatura muito alta e ter paciência, pelas fotos dá para ver que eu não tenho muita :p). Vertam uma concha de sopa da vossa massa sobre a manteiga já derretida na frigideira. Quando virem muitas bolhas a formar-se no topo da panqueca já a podem virar. Repitam este processo para toda a massa de panqueca. Por aqui deu para 10 panquecas.
Conforme vão reservando as panquecas já feitas, façam camadas dos ingredientes frescos. Eu barrei uma camada muito fina de pesto e queijo feta sobre a primeira panqueca. Sobre a segunda coloquei tomate fatiado e agrião. Fui alternando entre estas duas misturas em toda a pilha de panquecas. Por fim, no topo da pilha, coloquei agrião abundantemente, pedaços de feta e e pesto solto.
Sirvam à fatia e sejam felizes. 😀

*quando são panquecas salgadas, eu gosto delas mais sólidas e mais lisas, quase um crepe denso. Quando são doces e as quero mais altas e fofas, uso a mesma receita mas as claras dos ovos são batidas em castelo e só são envolvidas no fim de todos os ingredientes estarem misturados.

     

Espero que tenham gostado e se experimentarem este fim-de-semana, digam-me como correu (ou tirem uma foto e identifiquem-me no instagram) ! Há alguma combinação salgada de panquecas que vocês adorem? Contem-me tudo!

Tenham um fim-de-semana muito feliz, sim? 🙂

Written by:

Designer, photographer, musician and dog lover.

Comments

  • ana rangel silva

    Reply

    hmmm que delicia. ando para fazer panquecas há já algum tempo. acho que é desta que vou tentar.

    Abril 24, 2017

Leave a comment