Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

Fotografias ao alto ou ao baixo?

 

Quando pegamos numa câmara para fotografar, a primeira decisão que tomamos é se a fotografia vai ser ao alto (quando a aresta maior é a vertical) ou ao baixo (quando a maior aresta é a horizontal). É uma decisão intuitiva para a maioria de nós, dependendo do que e como estamos a fotografar optamos por uma das direcções. Se fotografarem com uma DSLR o mais provável é que fotografem ao baixo mas se for um telemóvel ao alto. A preguiça é inimiga da perfeição e o suporte que usam não deveria ser um factor nesta escolha. Mas e se eu vos disser que existem algumas regras para tomar esta decisão que vão melhorar e muito o resultado final da fotografia? Aqui vão algumas dicas para vos ajudarem a escolher se devem ter uma foto ao alto ou ao baixo.

1. Quando fotografar ao baixo:
– Se o vosso sujeito for mais horizontal que vertical, isto quer dizer que se a pessoa/objecto/ambiente que quiserem captar for mais largo do que alto devem optar por fotografar em modo landscape. Assim as arestas horizontais da fotografia enaltecem o vosso sujeito.
– Se a vossa composição tem mais linhas horizontais que verticais ou a linha predominante é horizontal, então devem seguir a horizontalidade natural da imagem e fotografar ao baixo.
– Se o vosso sujeito está em movimento o formato ao baixo permite-vos ter uma maior noção do mesmo. Da mesma maneira que se tiverem, por exemplo, uma pessoa a olhar para o lado este espaço horizontal ajuda a contar uma história, ajuda a explicar que o sujeito está a observar e não apenas a olhar para o lado.
– Este formato tem cria também a sensação de espaço e imensidão.

2. Quando fotografar ao alto:
– Se o vosso sujeito for mais alto que largo, faz sentido que a vossa fotografia seja tirada em modo portrait. As arestas verticais da fotografia vão ajudar a ler melhor o sujeito
–  Imagens com mais linhas verticais ou cuja a direcção das linhas é vertical devem ser capturadas em fotografias ao alto para um ambiente mais equilibrado.
– Quando vocês criam uma foto, têm o poder de decidir para onde é que vão olhar as pessoas que vão ver a vossa imagem. Uma imagem ao alto isola o sujeito do fundo, focando mais a atenção do espectador. Imaginem o vosso campo de visão, é ao baixo, certo? Se vocês puserem dois livros a tapar as orelhas, o vosso campo de visão fica reduzido e por isso vocês estão mais atentos aos detalhes. Com a fotografia passa-se exactamente o mesmo.

Conseguimos esclarecer algumas dúvidas? 😀
Quando voltarem a pegar no vosso telemóvel para fotografar, olhem para a vossa imagem e percebam mesmo se é suposto estar ao alto ou ao baixo.

Se gostavam de aprender a tirar melhor partido das vossas câmaras, aprender mais sobre composição de fotografia e largar o modo automático da vossa câmara de vez, talvez tenhamos a solução para vocês. Vamos ter um workshop dedicado a todas estas coisas boas em Maio, nos dias 20 e 21 de Maio, no Porto! Vai ser uma festarola! Mais informações e inscrições para weblogyou.pt@gmail.com

 

Written by:

Designer, photographer, musician and dog lover.

Leave a comment