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Como usar os álbuns do Instagram de forma criativa?

Sempre que uma app lança uma ferramenta nova, como os álbuns do Instagram, aqui a avozinha suspira de cansaço. Sim, confesso-vos que nestas coisas vou-me habituando e quando aparecem coisas novas resisto muito, sinto que já chega e que já tenho muito com que ocupar o tempo e a cabeça. Quando os álbuns do Instagram foram anunciados, tive um desses momentos e pensei “ok, mais uma oportunidade para toda a gente despejar fotos à dúzia, em vez de selecionar e publicar apenas uma que esteja realmente bonita”.

Mas, para cada ferramenta que nos oferecem, há sempre uma oportunidade para a usarmos bem e a nosso favor! No Instagram, esta nova possibilidade de criar álbuns dá-nos isso mesmo, uma oportunidade de a usarmos de forma inteligente e criativa. Hoje decidi falar-vos disto para que se inspirem e pensem em coisas giras que podem fazer, principalmente se estiverem a gerir negócios.

 

MOSTRA UM ANTES E DEPOIS
Esta foi a primeira que encontrei e foi quando disse ao Fred “Ok, isto sim faz sentido!”
Se quiserem mostrar um antes e depois, os álbuns do Instagram são perfeitos. Podem ver isto aqui em baixo, uma publicação do Beautiful Mess, que faz isto na perfeição. É óptimo para quem trabalha com renovações e restauros.

DIY
Outra hipótese é fotografarem um DIY e publicarem as fotos na sequência correcta, num dos álbuns. Antes seria impossível fazer uma publicação deste género no Instagram, teríamos o Pinterest ou até o blog, mas agora aqui também o podem fazer e o resultado é prático e divertido!

 

MOSTRA O PROCESSO
Esta é uma questão que desperta o interesse de muitos dos nossos seguidores. Existem uma determinada imagem, mas o que aconteceu quando ela foi tirada? Qual era o cenário real? Estava o fotógrafo em cima de uma cadeira e a mesa, não era afinal uma mesa, era o canto de uma tábua?

Estas são aquelas coisas que vocês podem partilhar com os vossos seguidores, mostrando assim como é realmente o vosso trabalho, e usando de forma simples os álbuns do Instagram. Abrem com a imagem final e depois mostram tudo o que se passou durante o trabalho.

 

DÁ A CONHECER UM PRODUTO
Os álbuns podem ser perfeitos para vocês mostrarem produto aos vossos seguidores ou clientes. Desde o aspecto geral a como funciona, numa sequência lógica vocês ganham a oportunidade de comunicar de forma clara e até divertida com quem vos segue.
Um dos bons exemplos é o da conta da Cereal Magazine que mostra algumas páginas da revista e vos deixa com vontade de espreitar o resto.

REUTILIZA AS STORIES
Se vocês são daquelas pessoas que capricha no conteúdo que coloca no Stories, então isso significa que os vossos seguidores vão querer ver tudo o que vocês publicam e não perder nem um bocadinho. Se assim é, será até uma pena perderem os vossos registos. Com os álbuns do Instagram vocês podem partilhar uma boa fotografia, seguida dos vossos momentos partilhados no Stories. Assim os vossos seguidores poderão ver tudo mais tarde, e vocês ficam com uma espécie de diário que vai ser bom para mais tarde visitar.

 

CONTA UMA HISTÓRIA OU RELATA UM EVENTO
Um bom exemplo é a publicação que o Twitter fez no Instagram, para mostrar de forma resumida quais foram os vencedores dos óscares. Encontramos vídeos e fotografia trabalhados de forma coerente e que contam uma notícia.

As possibilidades são muitas e o interessante é que vos sirvam e que consigam tirar o maior partido das ferramentas que têm. Se são um restaurante, por exemplo, podem publicar a ementa de toda uma semana num álbum, e assim os vossos clientes saberão quais serão os pratos nos próximos dias. Se querem vender um produto, como uns sapatos, aproveitem para o mostrar de todas as perspectivas numa sequência de 3 ou 4 fotos, e o leitor poderá ver todos os pormenores como se estivesse na loja.

Se o vosso objectivo for só agrupar fotos, então usem as vossas ferramentas e pastas pessoais para isso, porque quem está do outro lado não precisa ver as 30 fotos que vocês fizeram no aniversário do sobrinho 🙂

Se tiverem mais ideias, ou exemplos de contas que fazem bem este trabalho com álbuns no Instagram, deixem-nos num comentário! Nós estamos cheios de vontade de começar a usá-los de forma criativa com os nossos clientes 🙂

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