Subscreva

Cum sociis natoque penatibus et magnis
[contact-form-7 id="1210" html_class="cf7_custom_style_1"]

Subscribe elementum semper nisi. Aenean vulputate eleifend tellus. Aenean leo ligula, porttitor eu, consequat vitae eleifend ac, enim. Aenean vulputate eleifend tellus.

[contact-form-7 id="984" html_class="cf7_custom_style_1"]

às 9 no meu livro

Se acompanham a Sofia, sabem que o blog passou a livro e agora também poderão encontrar-se com ela nas páginas em papel, às 9. Nós tivemos a “casa” desarrumada muito tempo, e por isso só agora tivemos oportunidade de mostrar este que foi um dos últimos trabalhos que fizemos, e que nos soube tão bem fazer, o às 9 no meu livro. Hoje, queremos mostrar-vos um bocadinho do processo e falar-vos sobre este trabalho e do que significou para nós.

O trabalho começou onde começam todos os nossos trabalhos, no papel. Muitas vezes não mostramos o processo e temos alguns motivos para isso. Nem sempre temos tempo para o fazer, estamos tão absorvidos pelo trabalho de todos os dias que fica para depois o registo das nossas mesas e do que se vai passando no escritório. Para além disto nem sempre nos sentimos no nosso melhor porque os dias são passados entre roupa confortável e cara lavada, mas queremos muito mostrar mais do que se passa aqui, mesmo que não esteja tudo arrumado e arranjadinho, porque é importante mostrar as coisas como elas são, e nem sempre são perfeitas. Apesar de tudo, olhar para estas imagens feitas assim a correr, sabe bem, porque lembra-nos que fazemos o que gostamos, temos muita paz, e esperamos que seja assim por muito tempo.

Receber um convite bom destes da Sofia e da Marcador deixou-nos, claro, de sorriso na cara. Já tínhamos tido a oportunidade de desenhar um livro inteirinho para a Catarina, que podem ver aqui, e só ficámos com vontade de fazer mais. Um livro representa para o designer um trabalho de alguma responsabilidade porque, para além de querermos que ele fique bonito, ele tem mesmo de ser legível. Por isso o design tem de trabalhar aqui na forma e na função, para que nada se perca e o objecto traga ao leitor todo o conforto possível.

Com isto em mente, começamos pela parte mais fácil, ler o livro! Ainda não estava como vêem aqui em cima, claro, e por isso a leitura foi mesmo feita pelo documento de texto ainda bruto e sem nenhum arranjo gráfico.

Passámos um fim-de-semana inteiro com ele nas mãos, só no nosso papel de leitores, para com isso tentarmos perceber que tipo de objecto queríamos que se tornasse, e dos textos retirar sentido para sustentar a parte gráfica do livro.
Percebemos logo o que era o livro. A Sofia, tão próxima dos leitores como no blog, com textos simples e que lhe vêm de coração. Podemos ler desabafos entre palavras que se escrevem para trazer força e vontade de fazer mais e melhor. A Sofia que conhecemos no blog era a mesma que nos escrevia agora em papel, e por isso ficou claro para nós que o livro tinha de transmitir este lado pessoal que ela coloca nos textos que escreve.

Como o livro é um livro de textos, mas com este lado especial, decidimos que para além da escolha das fontes tipográficas e do layout da página, poderíamos fazer desenhos com base nos textos, e pontilhar o livro com eles. São desenhos pequenos, feitos a grafite, no papel, que tornam estas páginas especiais e reforçam muitas das coisas que a Sofia nos diz.

Receber o às 9 no meu livro, na caixinha do correio foi uma sensação muito boa. As horas e horas dedicadas a este trabalho transformam-se numa coisa que podemos agarrar com as nossas próprias mãos, e é por isso que os trabalhos impressos são tão bons de se fazer.

Queremos terminar este post já longo, com um OBRIGADO a todos os que nos permitiram fazer mais um trabalho bom destes. Conhecemos finalmente a Sofia, que nos confia sempre estas coisas boas e nos recebeu de sorriso na cara e abraço apertado (sim, porque até agora as conversas eram sempre por telefone e e-mail), e comprovamos mais uma vez que a equipa da Marcador é a melhor, porque confiou em nós e vibrou tanto quanto nós com este resultado final.
Esperamos agora que vocês também gostem 🙂

Comments

  • ana rangel silva

    Reply

    tão lindo. adoro o preto e o branco. vou comprar!

    Fevereiro 13, 2017

Leave a comment