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6 dicas para gerir o facebook!

Hoje as dicas vão ali para o facebook, onde estamos todos e onde as marcas vão aparecendo cada vez em maior número. Existem sempre coisas a fazer para melhorar o nosso desempenho nesta rede, e a ligação que temos com aqueles que decidiram seguir-nos. Estas pessoas confiaram nos nossos conteúdos, e por isso o nosso trabalho deve ser bem feito. Em baixo têm algumas dicas especialmente dedicadas a páginas que envolvem negócios.

1. Ser comunicativo
Se uma marca está numa rede social, esta marca tem de se assumir como utilizador da rede, um ser social. Esta é a diferença da presença das marcas nos seus sites, estáticos e informativos, ou nas redes sociais, e por isso aqui libertem o que está aí dentro, comuniquem, sejam leves e divertidos, sejam sérios quando for preciso, mas acima de tudo assumam uma personalidade, que deve ser honesta e deve reflectir os valores da marca.
2. Estar presente 24horas?
Quando dizemos que as marcas devem estar presentes nas redes sociais, sempre, e dedicadas a esta comunicação, não queremos dizer que esta presença tenha mesmo de ser a toda a hora. Ninguém precisa estar 24 horas atrás de um monitor ou atento às notificações. Vocês precisam é de ter atenção e nunca deixar ninguém sem resposta, e de estarem mesmo lá nas horas definidas para isso.
Imaginem que decidem estar no facebook dia sim, dia não, o que numa semana normal significaria 3 dias apenas, e que têm uma hora para dedicar a este trabalho (sim, isto é trabalho) nessa hora sejam activos. Respondam a comentários, façam likes em páginas que gostem, comentem, partilhem coisas. Esta postura vai ser mais positiva do que estar todos os dias sem estarem de facto dedicados a este trabalho.
3. Abusar de imagens
Devem usar e abusar de imagens. Está provado que estas publicações, onde existem fotografias para além de textos, enchem os olhinhos de quem as vê em casa e chamam mais a atenção.
Insistam nesta ferramenta, pratiquem muito, vão notar melhorias com o passar do tempo e vão ficar cada vez mais entusiasmados com isto.
4. Não deixar de lado as páginas pessoais.
Sabemos que o nosso tempo não é muito e que o trabalho vai crescendo e há sempre coisas para fazer. Por esse motivo achamos muitas vezes que o trabalho na página oficial da marca é suficiente, mas estamos enganados. O Facebook dá menor importância a conteúdos que venham destas páginas, e se vocês analisarem o vosso mural percebem isto. Têm mais posts de pessoas, contas individuais, do que de marcas. Por este motivo, sempre que acharem importante, partilhem o vosso trabalho, comuniquem através dos vossos perfis pessoais, e façam chegar a informação a mais pessoas ainda.
5. Fazer publicidade
Esta é sempre uma questão difícil, mas que nós já resolvemos simplificar. Se vocês têm um negócio, se querem fazer chegar a palavra a mais pessoas, devem ter um plano de publicidade. Não precisam gastar muito e a verdade é que este passo faz a diferença.
Pensem que o facebook é um meio de comunicação como é uma revista, e quem pode tem publicidade em revistas, jornais e até na televisão. A diferença é que o facebook chega a muitas pessoas e esta publicidade paga está ao alcance de todos.
Não têm de sentir-se mal ou achar que estão a invadir quem por lá anda, a sugestão é feita, mas o público decide se vos começa a seguir ou não, por tudo isto não vemos qualquer motivo em darem a conhecer-se usando mais este meio.
6. Nunca deixar de fazer pesquisa
Antes de começarmos qualquer trabalho a pesquisa deve ser o primeiro passo e por vários motivos. Temos de conhecer o que já foi feito para não voltarmos a fazer o mesmo, e podemos sempre aprender com os erros dos outros. A pesquisa pode também servir de inspiração, desde que não se acabe com um trabalho igual a outro encontrado. No trabalho de redes sociais, a pesquisa nunca acaba, as coisas estão em constante mudança e temos de estar sempre, sempre a aprender mais e a perceber o que vai sendo feito por quem nos rodeia.
Uma ferramenta importante é o BuzzSumo, uma ferramenta perfeita para termos acesso às ultimas publicações, e com mais sucesso, sobre temas como os nossos. Para a usarmos, basta inserirmos as palavras chave que fazem parte do nosso negócio ou projecto, e os resultados são mostrados abaixo, com as últimas publicações, o número de partilhas e likes nas várias redes, e assim temos ali à mão o que de melhor se vai fazendo nas redes sociais, dentro nossa área de negócio.
Esperamos que tenham gostado, existem mais coisas para dizer, vamos desenvolvendo o assunto e vocês podem partilhar coisas connosco também 🙂

 

Comments

  • Bom post – e eu que tento estar sempre online…acho que devia aprender qualquer coisinha daqui :p

    Jiji

    Novembro 19, 2015
  • Adorei !
    Ultimamente tenho pensado em investir num blog com a respetiva pagina do Facebook, portanto, isto veio a calhar 😀

    Novembro 19, 2015
  • Gostei das dicas! Existem outras aplicações muito boas. Eu suo o quintly.com para ver a melhor hora para publicar no facebook 🙂

    Beijinhos
    Blog – http://www.vitor360.com

    Novembro 20, 2015
  • Cátia Carvalho

    Reply

    Olá! Já sigo o vosso blogue há uns anos e até já participaram num projecto meu…
    Tenho uma dúvida relativa ao compartilhamento de posts da plataforma blogger para o facebook.
    Ao partilhar um link no facebook não aparece o texto original por deibaxo da imagem (foto) na caixa associada ao link?
    Porque é que isso está a acontecer?
    Obrigada

    Maio 3, 2017

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