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Primetag e mais um post sobre publicidade em blogs

Quem nos acompanha, ou quem esteve connosco num dos nossos workshops, sabe qual é a nossa opinião relativamente à publicidade em blogs.
Achamos perfeito se conseguirem juntar a uma coisa que amam fazer o lado lucrativo, e retirar daí algum dinheiro. No entanto achamos que nem tudo merece ser sacrificado. A imagem do blog, que é a vossa apresentação e diz muito sobre vocês, deve permanecer fiel a ela própria, e por isso um blog cheio de banners que nada têm a ver com vocês é um erro. E falarem de uma marca só porque estão a ser pagos em dinheiro ou produtos, também não é simpático e ao longo do tempo vai acabando com a vossa credibilidade.

Aquilo que vocês querem ganhar do vosso público é a confiança. E esta é uma coisa que deverá ser trabalhada ao longo de muito tempo, e deve estar longe do inimigo “dinheiro” que muitas vezes faz com que a primeira saia defraudada.

Vamos focar-nos agora naqueles que querem fazê-la de forma leal para com os leitores.
As possibilidades são poucas, por um lado temos os banners laterais, que ocupam imenso espaço e acabam por ser os pontos fortes de uma página que deveria ser a vossa e ter a vossa identidade.
Por outro lado temos o Product Placement, que acontece quando vocês falam de um produto ou marca num determinado post, incluem um texto, algumas fotografias e completam este trabalho com links que ajudam o leitor a encontrar esse determinado produto ou marca.

Este, para nós, e o meio mais simpático de fazer publicidade em blogs. Em termos de imagem funciona melhor, e é o único meio onde a voz do blogger é importante e tem um papel crítico. O leitor consegue perceber porquê que o blogger está a falar daquele assunto, o que sentiu quando teve contacto com a marca, e porquê que aconselha.

E é aqui que entra a Primetag, um projecto vindo da mão de pessoal português, que anda há muito tempo a reflectir sobre este tema da publicidade em blogs, e que resolveu facilitar-nos a vida e, mais do que isso, permitir que esta publicidade aconteça sem interferir com a imagem do blog.
A Primetag está a dar os primeiros passos, mas acreditamos que com estas preocupações em cima da mesa terão sempre muito para fazer, e vão ter sempre bons resultados e boas surpresas para nós.

Partindo do princípio que fazem um post patrocinado, e o meio de ligação entre o leitor e a marca é o link que vocês colocam, o que poderão mudar a partir de agora, e com a ajuda da Primetag, é mesmo este link, que pode ser substituído por outra coisa mais interessante.

Esta opção pode ser usada mesmo que vocês não estejam a fazer um post patrocinado, imaginem aquelas fotografias que têm alguns produtos ou onde sabem que vão haver leitores interessados em saber de que marca são os vossos sapatos, podem poupar tempo a responder a esse tipo de perguntas e identificar logo, no post, os produtos presentes.

Outra vantagem da Primetag é que com este serviço vocês conseguem monitorizar os clicks que foram feitos nos produtos, esses dados serão importantes em parceiras futuras ou naquelas que vocês já estiverem a fazer, porque vai ser claro quantas buscas ao produto partiram do vosso blog.

Sim, as coisas estão a mudar um bocadinho e parece-nos que para melhor. Há uns meses fizemos uns testes com a Primetag e estávamos muito curiosos para perceber o que daqui iria resultar. Para já parece-nos mesmo que estão num sítio bom, onde as preocupações éticas e estéticas se encontram, e por isso damos os parabéns à equipa e esperamos que o bom trabalho continue a ser feito.

Se quiserem, já podem dar um site à versão beta do site e criar a vossa conta de forma gratuita.
Ah… e este não é um post patrocinado 😉
Bom fim-de-semana para todos!

P.S. para quem não viu os posts anteriores sobre publicidade:
publicidade nos blogs, parte I
publicidade nos blogs, parte II

 

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